quinta-feira, 11 de maio de 2017

QUESTIONAR CERTO E ERRADO


CERTO E ERRADO

 "Na filosofia, os textos e os ensaios sobre ética tentaram definir, sem sucesso, o que é o certo e o que é o errado. Entre os filósofos é quase unânime a idéia de que o tempo é o responsável por determinar se um fato é certo ou errado (algo pode ser certo em uma época e errado em épocas seguintes). No entanto atrevo-me a discordar de todos e propor que a idéia de certo e de errado é atemporal e está sim relacionada com a quantidade de pessoas que concordam com ela."

Certo? Talvez não, mas por via de regra os princípios adotados para todos os tempos é o conceito que se tem de certo e errado vem desde tenra idade. Se aprende o certo e o errado, o certo para nos conduzir aos estrados estruturais e os erros para nos dotarmos de experiências.

Para que algo se torne certo, é necessário ter a concordância da maioria, na sequencia se imagina que o errado tem a mesma proporção. Certo ou errado são verdades que é preambulo de conceito que foi introduzido no relativismo do pensamento ocidental, inspirou Platão e redefiniu a filosofia. Veio Immanuel Kant, que propôs que existem verdades absolutas e universais. Nossa imagem de mundo é imposta pelo espírito humano, e como somos iguais na maioria dos aspectos, as verdades são as mesmas para cada um.

Será mesmo certo condenar o que é errado em outras culturas? Alguma cultura é superior as outras? Sendo assim, o relativismo está em toda parte. Adolf Hitler, fez uma multidão  levantar a mão, por que tinha na sua mente a coisa certa, certo? errado, o ideal era dele, a força era dele, a cobiça era dele, as leis também era dele, daí obrigar alguém a concordar com o erro como se fosse certo, só tem prevalência por que tem uso da força. Sendo assim, vence a maioria, pois uma multidão conclamando contra uma minoria a tendência é virar lei. Age sempre de tal modo que o teu comportamento possa vir a ser princípio de uma lei universal, afirma Kant.


A filosofia se preocupa com a busca da verdade, para se chegar a verdade, temos que conhecer o que é certo ou errado, são princípios fundamentais. Ter consciência de certo e errado, está enraizado nas ciências, nas religiões, nas culturas de cada sociedade. A ciência afirma a verdade do que é certo, a religião pratica que em si é absoluta, as culturas transmitem as gerações as tradições éticas, e por fim a sociedade que é o aglomerado de tudo isso distribuída em regra e leis.

Nas religiões está proposto os conceitos sobre certo e errado, nas varias definições cada uma delas escreve suas regras e estão certas, pois é usado o principio da ética. Segundo o brilhante filósofo e escritor Mário Sérgio Cortella, ética é um conjunto de valores e princípios que usamos para decidir 3 grandes questões das nossas vidas: 
1.Tem coisa que quero mais não devo, isto leva o individuo a avaliar se o que quer fazer, deve ser feito.
2. Tem coisa que devo mais não posso, se o que deve fazer, pode ser feito.
3. Tem coisa que posso mais não quero, se o que pode fazer, você quer que seja feito.

Pelo que se pode notar, certo e errado está longe de merecer um conceito universal se não obedecer a um conjunto de regras proposto pelos vários seguimentos. São observadas as leis morais que ladeados com a ética formam os princípios. Certo? Certo! Só não pergunte, estou certo ou estou errado? As repostas poderão ser não muito convincentes, o adagio é popular, mas só serve para a encenação voltada para a ficção para não ser descordado.

Manoel Messias

2 comentários:

  1. Vedade, isso merece uma análise mais profundamente, pois é muito controverso para algumas pessoas. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Vedade, isso merece uma análise mais profundamente, pois é muito controverso para algumas pessoas. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir