quinta-feira, 11 de maio de 2017

OBREIROS DESAFIADOS

CAPA DO LIVRO

UM TRECHO DO LIVRO

Obreiros desafiados é um livro de minha autoria que em breve estará pronto. Leia um pouquinho e aguarde o lançamento.

“Eu te glorificarei na terra, completando a obra que me deste para fazer”  Jo 17:4 .

Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 1 Tm 3:2

Neste século os obreiros do Senhor tem travado uma árdua batalha no campo de guerra do inimigo.
Muitos obreiros são desafiados a continuarem firmes e de pé diante das adversidades imposta pela postura que deles são exigidos, como homens de caráter firme e de uma integridade inatingível. São desafiados a continuarem lutando contra os obstáculos e a não fugirem de seus desafiadores, mas continuarem firmes até a vitória final.

Todo obreiro tem que saber por que foi chamado e para o que foi chamado, sua árdua missão esta longe de ser apenas “status”. Os púlpitos não suportam mais tantos aqueles que pensavam que eram chamados, mas descobriram que não era bem isso que queriam de fato; estão estagnados, tristes derrotados em seu ministério, sem rumo a seguirem e totalmente decepcionados.

Desses não são totalmente culpados, mas por falta de uma triagem melhor na comissão de ingresso, esses novos obreiros chegam ao ministério com pouco ao nenhum preparo e quando se deparam de frente com a realidade logo se assustam, pois não sabem lidarem com situações difíceis. A falta de maturidade e experiências pessoais com Deus lhes falta coragem para enfrentar a sublime, porém difícil missão que a chamada requer.

Quem entendeu a chamada de Deus, muitas vezes até pensa em desistir, mas não o faz porque tem a convicção quem na verdade o chamou, eu também já passei por isso, muitos companheiros da fé também passaram, mas entendemos que buscando um pouco mais, orando um pouco mais, concluímos que o perfil do verdadeiro obreiro  é de não se acovardar diante dos desafios, mas  enfrentar mesmo que doloroso sendo, escolhemos continuar firme sem os vacilo impostos pela duvida. Vencendo isto, podemos compreender o que Deus realmente esta querendo de nós e que a única maneira de continuar glorificando o nome do Senhor é fazendo exatamente a sua vontade.

O Apostolo Paulo encoraja a Timóteo a continuar o serviço de um Evangelista, Por cujo motivo te lembro de que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus.Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós. Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus, ( 2 Tm 1:6,13,14 ). 
Veja, se houve estimo do Apostolo ao seu filho na fé a enfrentar os percalços, é porque de fato existe essa possibilidade de o obreiro do Senhor passar por sofrimentos quando do exercício do ministério. Sofrer aflições por amor ao Evangelho e ainda assim glorificar com alegria não se envergonhando dessa missão é necessário de fato ser realmente chamado. O Apostolo Paulo, encoraja a Timóteo a ser também, participante desta aflição; e é exatamente em momentos como esses, que muitos ficam pelo caminho e chegam a desistir de seu ministério. Continua o Apostolo: Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos”. Isto nos faz refletir melhor, e buscar uma resposta mais convincente para não desistir, somente quem nos chamou tem a resposta certa em  momentos de crise.
O Obreiro do Senhor constantemente deve procurar força na graça de Deus para superar os desafios que durante sua vida virão e eles são visiveis na vida pessoal, conjugal e social. A vida do obreiro pode ser vista por dois lados, publica e privada e esses dois lados tem que ser inatingivel de maneira que o seu carater pessoal se harmonize sob todos os aspectos com o ministerio que Deus lhes confiou.
Paulo exorta a Timóteo dizendo: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” ( 1 Tm 4:16 ). Paulo não queria que Timóteo por ainda muito jovem impedisse a sua eficácia como pregador da palavra de Deus. Afinal, o que faz de um servo de Cristo um bom ministro não é a sua idade ou formação teológica, e sim a sua fidelidade para com a palavra a ele conferida.
 O obreiro de Cristo precisa se dedicar diligentemente para mostrar o "padrão" da vida cristã na sua própria vida, e para exortar e ensinar a outros. Sem dar o esforço necessário para estudar e viver verdadeiramente a palavra do Senhor, muitos que se chamam "obreiros" de Deus levam pessoas à destruição eterna, o resultado, porém, da prática e do ensino fiel da doutrina de Cristo é a salvação de todos que a obedecem.
Viver de modo irrepreensível, que significa que não terá nada em sua vida que seja motivo de acusação. Não significa que esse obreiro é perfeito e nem Deus exige isso dele, pois todos nós somos homens sujeitos a erros ainda nessa vida terrena, mas trata de sua reputação, vida santa, caráter íntegro, isso os obreiros do Senhor podem fazer.
Obreiros inocentes ou não são desafiados aprovarem sua conduta moral, tantos para os de dentro com para os de fora, sua integridade, fidelidade e honestidade são observados e saiba que sofreras com duras penas se errar nisso. Muitos por causa disso ou por não observar isso, estão sofrendo por falta de uma vida com mais transparência em seu ministério. Um obreiro disciplinado tem uma vida organizada que é vista por todos como aquele que é um exemplo a ser seguido.
Que Deus nos ajude, que nessa época tão difícil e diante da multiplicidade de obreiros, precisamos ter uma percepção melhor acerca da chamada para o ministério. A vida do obreiro do Senhor não pode parecer de forma duvidosa, pois é recomendado pela bíblia que sejam como o exemplo dos fieis.


                                                                                                                                            
  Pr.  Manoel Messias

Um comentário: