sábado, 25 de novembro de 2017

AUTOESTIMA - O ESTADO EMOCIONAL HUMANO

AUTOESTIMA, EQUILÍBRIO EMOCIONAL

Isto mesmo,essa frase faz muita diferença na vida de alguém."Não é o que você diz ou acredita, desejo ou intenção, mas apenas o que você faz que conta. Suas escolhas mostrarão quem você realmente é." (Brian Tracy). Você consegue lembrar-se da última vez que teve um desequilíbrio emocional, em que as crenças em si próprio e as suas capacidades se escapuliram? Se define como William James(1892) o "si mesmo" como o conhecimento que o indivíduo tem de si próprio, pode-se dividir esse conhecimento em dois componentes distintos: um descritivo, chamado autoimagem, e outro valorativo, que se designa autoestima. Autoconfiança: uma postura positiva com relação às próprias capacidades e desempenho. Inclui as convicções de saber e conseguir fazer alguma coisa, de fazê-lo bem, de conseguir alcançar alguma coisa, de suportar as dificuldades e de poder prescindir de algo. Isto não é um pensamento jactancioso é um ato merecedor do ser humano. Quando a autoestima está em baixa significa dizer que estamos sofrendo:
- Críticas e autocríticas, áreas externas te avaliando.
- Culpa: responsabilidade que carrega um ato realizado deforma incorreta.
- Abandono:falta de atenção ou cuidado de uma pessoa.
- Rejeição: repudiação ou reação de intolerância.
- Carência: falta de alguma coisa.
- Frustração: desiludido e insatisfeito.
- Vergonha:timidez, desonra e humilhação.
- Inveja:  ato de querer aquilo que outros têm.
- Timidez:acanhado
- Insegurança: Atos invariáveis e desequilíbrios.
- Medo: sentimento de inquietação perante eventual perigo.
- Humilhação e raiva.
Quando começa? Na maioria dos casos, a partir de como as outras pessoas nos tratam. Se tratando da religião, você pode vislumbrar sua autoimagem olhando as pessoas que o cercam. Todos nós travamos relacionamentos com pessoas que nos tratam da maneira como acreditamos que merecemos ser tratados. Quando não acontece ficamos triste, com pensamentos diminuídos a respeito de si mesmo. Pessoas com uma autoimagem saudável exigem respeito daqueles que as cercam, elas tratam bem a si mesmas, estabelecendo um exemplo do modo como os outros devem tratá-las. Eu penso ser assim, logo exijo respeito da minha imagem, a minha autoestima depende disso para me manter saudável. As pessoas nos tratam do modo como nós tratamos. Qual o cuidado que você tem de si mesmo? Você depende apenas dos que os acham de você? Se isto é combustível para te manter com a autoestima elevado, estas reduzido ao fracasso e a derrota, pois nem sempre serás reconhecido e visto externamente para continuares estimulado a desenvolver projetos na sua vida.
Todos os seres humanos, independente de raça, cor, religião e com vida social abastada ou não, depende da auto estima.
Na vida setem a necessidade de:
- Mais vontade em oferecer e receber elogios, expressões de afeto.
- Quando correspondido os sentimentos de ansiedade e insegurança diminuem.
- A harmonia entre o que sente e o que diz fica equilibrado.
- A necessidade de aprovação diminui.
- Se tem maior flexibilidade aos fatos.
- Sentimos autoconfiança elevada.
- Resulta em amor-próprio aumentado.
- A satisfação pessoal positiva.
- Conseguimos maior desempenho profissional.
- Mantemos relações saudáveis entre indivíduos.
- e o que é mais gratificante, sentimos paz interior.
Alguém se pôs a conversar com um jardineiro, "que flores bonitas são essas de seu jardim! O que respondeu, "elas são como o trato que dou a elas", olhe que quase desisti, mas continuei tratando-as bem. Pensando na fragilidade que é uma flor, assim são os seres humanos, exigi cuidado, reconhecimento e bom trato para que a autoestima continue fazendo a produzir belos resultados. Mas não conte somente com isso, acredite em você mesmo e em seu potencial alimentando seu estado emocional na medida certa para não ruir sua autoestima.

Manoel Messias

ORGULHO DE SER NORDESTINO

O NORDESTINO, ANTES TUDO, UM FORTE

Tenho orgulho de ser nordestino, terra de onde se tira o humor na diversidade, nordestino leva tudo na brincadeira, faz piada da seca, da chuva, da plantação, dos açudes, dos barreiros, das grotas, dos riachinhos e dos roçados de feijão. Terra do Coronel Ludugero e da Filomena, quem não lembra! No trejeito arredondado da cuia da cabaça de onde bebia a água fria. Não tem um norte-rio-grandense, cearense, paraibano, sergipano, piauiense, baiano, alagoana, pernambucano e maranhense que não se orgulhe dessa bela região.

O Brasil não conseguiria crescer sem o nordeste, pois foram os braços dos nordestinos que as maiores capitais de nosso pais foram construídas. É a maior região geográfica do Brasil, terra de lindas praias banhadas por águas tropicais onde o sol brilha o ano inteiro. Fortaleza, a princesinha do nordeste, Natal, Terra do Sol; João Pessoa, Terra do Sol Nascente; Recife,Terra dos coqueiros e dos canaviais; Aracaju, Terra do cajueiro; Teresina, acidade verde; Salvador, a cidade de todos os Santos; Maceió, a cidade alegre; São Luiz, essa é poéticas em todos os sentido, "São Luís do Maranhão"
"Jamaica Brasileira"
"Ilhado Amor"
"Atenas Brasileira"
"Cidade dos Azulejos"
"Capital Brasileira do Reggae"

Se o nordeste é tão rico, não precisa de ninguém para ser subsistente, mas como não é jactancioso, divide sua cultura, sua riqueza, sua cordialidade, sua simplicidade que de graça distribui, mesmo o roceiro mais longínquo ao boiadeiro chamado de vaqueiro que com seu gibão, enfrenta a caatinga sem medo dos espinhos da jurema, nem mesmo os mais aguçados e pontiagudos do mandacaru. Nordestino não tem medo, como disse o poeta Euclides da Cunha:
“Um verdadeiro bordão
O nordestino é um forte
Ama a sua tradição
Cabra que não foge à morte
Mas chega sempre à velhice
O NORDESTINO É UM FORTE”
Ninguém duvide disso o poeta tinha razão, nordestino é um forte, mesmo em  sua morte se mostra um forte. Continua falando o poeta: “Nordestino é cabra macho.
Homem de bom coração
É simpático, humorado
Não o chame de bobão
Pra não faltar sua sorte
Isso seria sandice
O NORDESTINO É UM FORTE
EUCLIDES DA CUNHA DISSE.”

Sou nordestino e concordo com o poeta, amo minha terra, ninguém ouse  denegrir o nome de meu nordeste, pois como falou o poeta “isso seria sandice”. "O nordestino é, antes de tudo, um forte". (EUCLIDES DA CUNHA DISSE).

Um grande abraço a todos os nordestinos espalhados por todo esse Brasil. Viva meu Ceará, viva meu nordeste!


Manoel Messias