sábado, 25 de novembro de 2017

AUTOESTIMA - O ESTADO EMOCIONAL HUMANO

AUTOESTIMA, EQUILÍBRIO EMOCIONAL

Isto mesmo,essa frase faz muita diferença na vida de alguém."Não é o que você diz ou acredita, desejo ou intenção, mas apenas o que você faz que conta. Suas escolhas mostrarão quem você realmente é." (Brian Tracy). Você consegue lembrar-se da última vez que teve um desequilíbrio emocional, em que as crenças em si próprio e as suas capacidades se escapuliram? Se define como William James(1892) o "si mesmo" como o conhecimento que o indivíduo tem de si próprio, pode-se dividir esse conhecimento em dois componentes distintos: um descritivo, chamado autoimagem, e outro valorativo, que se designa autoestima. Autoconfiança: uma postura positiva com relação às próprias capacidades e desempenho. Inclui as convicções de saber e conseguir fazer alguma coisa, de fazê-lo bem, de conseguir alcançar alguma coisa, de suportar as dificuldades e de poder prescindir de algo. Isto não é um pensamento jactancioso é um ato merecedor do ser humano. Quando a autoestima está em baixa significa dizer que estamos sofrendo:
- Críticas e autocríticas, áreas externas te avaliando.
- Culpa: responsabilidade que carrega um ato realizado deforma incorreta.
- Abandono:falta de atenção ou cuidado de uma pessoa.
- Rejeição: repudiação ou reação de intolerância.
- Carência: falta de alguma coisa.
- Frustração: desiludido e insatisfeito.
- Vergonha:timidez, desonra e humilhação.
- Inveja:  ato de querer aquilo que outros têm.
- Timidez:acanhado
- Insegurança: Atos invariáveis e desequilíbrios.
- Medo: sentimento de inquietação perante eventual perigo.
- Humilhação e raiva.
Quando começa? Na maioria dos casos, a partir de como as outras pessoas nos tratam. Se tratando da religião, você pode vislumbrar sua autoimagem olhando as pessoas que o cercam. Todos nós travamos relacionamentos com pessoas que nos tratam da maneira como acreditamos que merecemos ser tratados. Quando não acontece ficamos triste, com pensamentos diminuídos a respeito de si mesmo. Pessoas com uma autoimagem saudável exigem respeito daqueles que as cercam, elas tratam bem a si mesmas, estabelecendo um exemplo do modo como os outros devem tratá-las. Eu penso ser assim, logo exijo respeito da minha imagem, a minha autoestima depende disso para me manter saudável. As pessoas nos tratam do modo como nós tratamos. Qual o cuidado que você tem de si mesmo? Você depende apenas dos que os acham de você? Se isto é combustível para te manter com a autoestima elevado, estas reduzido ao fracasso e a derrota, pois nem sempre serás reconhecido e visto externamente para continuares estimulado a desenvolver projetos na sua vida.
Todos os seres humanos, independente de raça, cor, religião e com vida social abastada ou não, depende da auto estima.
Na vida setem a necessidade de:
- Mais vontade em oferecer e receber elogios, expressões de afeto.
- Quando correspondido os sentimentos de ansiedade e insegurança diminuem.
- A harmonia entre o que sente e o que diz fica equilibrado.
- A necessidade de aprovação diminui.
- Se tem maior flexibilidade aos fatos.
- Sentimos autoconfiança elevada.
- Resulta em amor-próprio aumentado.
- A satisfação pessoal positiva.
- Conseguimos maior desempenho profissional.
- Mantemos relações saudáveis entre indivíduos.
- e o que é mais gratificante, sentimos paz interior.
Alguém se pôs a conversar com um jardineiro, "que flores bonitas são essas de seu jardim! O que respondeu, "elas são como o trato que dou a elas", olhe que quase desisti, mas continuei tratando-as bem. Pensando na fragilidade que é uma flor, assim são os seres humanos, exigi cuidado, reconhecimento e bom trato para que a autoestima continue fazendo a produzir belos resultados. Mas não conte somente com isso, acredite em você mesmo e em seu potencial alimentando seu estado emocional na medida certa para não ruir sua autoestima.

Manoel Messias

Nenhum comentário:

Postar um comentário