sexta-feira, 7 de julho de 2017

GRATIDÃO


VIDA DE GRATIDÃO A DEUS
1ª. Tessalonicenses 5:16, 17 e 18
“16 Regozijai-vos sempre.   17 Orai sem cessar.   18 Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.
 Nesse dia, nós começamos por dizer: “Graças a Deus porque estamos na Igreja. Ações de Graças pela nossa salvação, pelos milagres, pelas portas abertas. Nós temos muita coisa para agradecer a Deus.” Nós acreditamos que a gratidão envolve: Dar Graças a Deus e gerar no nosso coração uma atitude de gratidão. 
Existem 4 áreas pelas quais nós aprendemos a expressar a nossa gratidão a Deus:
  1. 1.   SENDO GRATO LOUVANDO A DEUS.
  2. 2.   SENDO GRATO ORANDO A DEUS
  3. 3.   SENDO GRATO DANDO O NOSSO MELHOR PARA DEUS.
  4. 4.   SENDO GRATO COMPARTILHANDO O NOSSO TESTEMUNHO.
Nós vamos trabalhar estas quatro áreas:
  1. 1.  SENDO GRATO LOUVANDO A DEUS -  Eu expresso a minha gratidão cantando e louvando ao Senhor.
      Diz o Salmo 147:7 “Cantai ao SENHOR com ações de graças; entoai louvores ao som da harpa, ao nosso Deus,” Não é só cantar, o cantar tem que gerar em nosso coração,  uma gratidão grande. Quer dizer que, quando eu canto com Ações de Graças eu estou expressando a minha gratidão a Deus. Diz Salmo 100:1-5 “Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico. Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio. Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome. Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.”
Uma pessoa amarrada e sisuda envelhece, fica velha, mas uma pessoa que canta louvores a Deus, rejuvenesce, renova as suas emoções!
2º. SENDO GRATO ORANDO A DEUS – Eu expresso a minha gratidão a Deus, quando eu oro.
No Salmo 105:1 “Rendei graças ao SENHOR, invocai o seu nome, fazei conhecidos, entre os povos, os seus feitos.” Renda Graças, invoca o Nome do Senhor! O Apóstolo São Paulo diz em Filipenses 4:6 “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” Não andeis ansiosos. Este é um mandamento muito difícil de viver mas é possível.
3º. SENDO GRATO DANDO O NSSO MELHOR PARA DEUS -  Deus sempre faz o melhor para nós. Será que sempre fazemos o melhor para o Senhor? Diz o Salmo 50:14 “Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo;” Você prometeu fazer muitas coisa neste ano, mas talvez não tenha conseguido cumprir. Meu irmão, não saia daqui, sem expressar a tua gratidão com Ações de Graças, pelo que você conseguiu fazer. Pouco ou muito.
4º. SENDO GRATO DANDO NOSSO TESTEMUNHO - Nós podemos expressar gratidão a Deus com nosso testemunho de vida.
Que muitos creiam na obra de Deus Pai por intermédio de nosso testemunho de vida! Muitas vezes, nós falamos bastante, mas nossas obras não testemunham aquilo que nós cremos e acreditamos.”As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou” (João 5,36).
Diz Isaias 12:4 “Direis naquele dia: Dai graças ao SENHOR, invocai o seu nome, tornai manifestos os seus feitos entre os povos, relembrai que é excelso o seu nome.” Portanto, nós temos um chamado a manifestar os feitos de Deus: Foms escolhidos para isso.. Diz Deuteronômio 4:9 “Tão somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que não  te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos.”
O que diz o salmista:  Salmo 103:1-5 “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades; quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia; quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.”
CONCLUSÃO
Portanto, amados, a nossa história de vida é o nosso louvor, nossa adoração, o nosso trabalho e nosso testemunho  deve ser de gratidão a Deus por tudo. Nós não podemos esquecer um só dia dos benefícios de Deus, o que Deus fez: a salvação, o crescimento espiritual, os livramentos, a  alegria que Ele proporciona, a felicidade que nos concede, tem que motivar em nós gratidão.


MANOEL MESSIAS


SOCIOLOGIA E HERMENÊUTICA









HERMENÊUTICA SOCIOLÓGICA

ORIGEM DOS TERMOS:

HERMENÊUTICA

A hermenêutica, a "arte da interpretação", era originalmente para teoria e o método de interpretação da Bíblia e de outros textos difíceis, atualmente passou a ser vista como à interpretação de todas as criações e atos humanos, incluindo a história e a interpretação da vida humana.

ORIGEM DO DISCURSO ANTROPOLOGICO

Buscando atender cada campo destinado a área antropológica, o conceito antropológico teve que sofrer uma subdivisão; antropologia biológica e antropologia cultural, mas tarde passa a ser discutido se o termo cultural é apropriado para trata de situações que diz respeito o social, daí o termo cultural passa a ser utilizado nos Estados Unidos e Social na Inglaterra, Reino Unido.
A diferença esta relacionado com as teses de Herder e Tylor que chamou de antropologia cultural em oposição ao conceito de Morgan e Emilie Durkheime, vale destacar que o que as difere é a forma escolhida para abordar os fatos sócio-culturais.
 Na metade do século XIX até o começo do século XX, duas perspectivas dominavam o conceito antropológico social; Evolução Cultural foi à perspectiva com a qual a antropologia veio a ser evidenciada e isso se dar por conta de uma evolução social.

O método comparativo de Durkheime e Morgan queria explicar através de uma analise comparativos os fenômenos sociais, a fim de perceber deslocamentos e transformações.

A partir de Ferdinand Tonnies houve uma formulação de dois tipos básicos de organização social; comunidade e sociedade, onde colaborou para o desenvolvimento da antropologia social.
Após o conhecimento de organização social a antropologia percebe que a abordagem deve ser de forma mais participativa e para isso precisava conviver nessas estruturas para analisar e observar detalhes dos costumes sociais, nisso se destaca o antropólogo Polonês Bronislaw Kasper Malinouski, conceituando se em abordagem funcionalista.

  HERMENÊUTICA SOCIOLOGICA DA BIBLIA

Analise das ciências sociais à Bíblia Hebraica W. Robertson Smith. Em 1885, em Kinship and Marriage in Early Arabia, e emlectures on the Religion of the Semites - First Series: The Fundamental Institutions, de outubro de 1888 e março de 1889, as idéias sobre o totemismo que influenciaram E. Durkheim, J. G. Frazer ou S. Freud já estavam delineadas.
Como muitos de seus contemporâneos, W. Robertson Smith tinha uma visão evolucionista da religião, defendendo que a cultura e a religião semíticas tinham passado por uma fase primitiva, matrilinear e totêmica, na qual a comunhão entre os membros de um grupo e seu deus era mantida através do sacrifício e consumação do animal totêmico que representava a divindade.

Mas o que é mais importante em W. Robertson Smith é sua idéia de que a pesquisa etnográfica é fundamental para o estudo da religião e da cultura, defendia que a cultura e a religião semíticas tinham passado por uma fase primitiva, matrilinear e totêmica mantinha pratica como comunhão entre membros de cultura diferente, ou sacrifício e consumação de animal totêmico que representa a divindade.
Mas em Weber abordarmos a sociologia histórica, ele define primeiro uma situação e depois busca suas origens, os fatos sociais são importantes para determinação do conceito cultural, na discussão sobre as estruturas sociais de beduínos nômades, de cidades na Palestina, do lavrador do campo e do pastor seminômade, Weber analisa as leis do livro da Aliança e do Deuteronômio, para destacar a importância da aliança.

Max Weber entende que apesar dessa união não foram às condições de vida de Beduínos e seminômades que 'produziu' uma ordem social cujo estabelecimento poderia ser considerado como algo do tipo 'explicação ideológica' de suas condições econômicas.

Andrew D. H. Mayes Explica que a sociologia geral de Weber, sugere compreensões e interpretações de situações tidas por indivíduos que tinham a mesma crença e aliança comum com Iahweh, que as leis do livro da Aliança e do Deuteronômio representam a uma racionalização.

Dilthey (1833-1911) foi considerado, na Alemanha, o pai da hermenêutico-moderna moderna, fundou a metodologia de pesquisa social que foi desenvolvida com o método de interpretação tendo em vista a realidade social.   

Para ele a hermenêutica social é construída na interpretação que os homens mesmo têm do mundo, defende que é necessário entender a realidade humana que não deixa de ser histórica e social, é por isso que cada fenômeno social em Dilthey é uma experiência histórica e humana graças.
Foram através de Mathes Nagel (1982) e Tischer (1988), que a hermenêutica se consolidou como um método empírico de investigação no final dos anos1960, como conseqüência da resistência ao positivismo e a Escola de Frankfurt teve influência considerável no desenvolvimento Hermenêutica com o método empírico investigação, iniciado a críticas sobre as tendências nas pesquisas sobre situações da vida social, as pesquisas quantitativas e qualitativas, incluindo aqui o que chamaram de positivismo na análise de conteúdo.

A Sociologia Hermenêutica, como metodologia qualitativa, considera, em principio, que todo e qualquer texto representativo de uma realidade social que contem elementos passiveis de interpretação com a finalidade de desvendar e revelar a realidade
contida nos textos e nos fenômenos e atividades sociológicos que são interpretados.

 Por isso a objetivo da analise hermenêutica e descortinar a lógica entre as estruturas de reprodução social e as estruturas de transformação.

METODOLOGIAS

      Max Weber; enfatiza a importância das forças ou dos conflitos, pois são elas que produzem mudanças sociais.

      Emilie Durkheime: enfatiza que a estabilidade de uma sociedade é determinada e baseada sobre uma estrutura, que precisa das funções das instituições.

      Charles Carter; Prioriza os modos específicos de subsistência para a caracterização de uma sociedade.

      Karl Marx: Priorizava as idéias e ideologia na explicação de como as sociedades se organizam.

      Matthes-Nagel (1982) destaca os métodos de analise sociológico com aplicação da interpretação hermenêutica método empírico de investigação

      Dilthey (1833-1911): metodologia de pesquisa social que foi desenvolvida com o método de interpretação tendo em vista a realidade social.  
      Escola de Frankfurt e metodologia qualitativa


APLICAÇÃO METODOLÓGICA

Escola de Frankfurt; metodologia qualitativa considera, em principio, que todo e qualquer texto representativo de uma realidade social que contem elementos passiveis de interpretação com a finalidade de desvendar e revelar a realidade contida nos textos, nos fenômenos e atividades sociológicas que serão interpretados.

Karl MARX; estaremos abordando as teses marxistas no sentido de denunciar e revelar o processo de desumanização imposta por uma ideologia dominante.

Hermenêutica Sociológica do livro de Amós 4

Sociedade: Monarquia, Nobres donos de terra, agricultores Sedentários, camponeses e sociedade Urbana  

Economia: Agricultura e pecuária.

Política; A monarquia do Reinado Jeroboão ampliou seu território do Norte com a conquista de Damasco e Síria, sendo assim o Reino do Norte foi se fortalecendo e enriquecia.

Ideologia; Deus não se agradava da opressão e corrupção praticadas desde os Sacerdotes como os chefes dos tribunais e o castigo era iminente.

HERMENÊUTICA DO LIVRO DE AMÓS 4
Marx abordaria a questão da ideologia como conjuntos de idéias empregadas pelo grupo dominante para justificar o poder, essas idéias segue um processo de racionalização.

Sobre analise de MARX podemos abordar a realidade social do livro de Amós através do método ideológico aplicado pelas classes da sociedade da época, monarquia, nobres donos de terras e sacerdotes dos templos de Guigal e Betel, utilizava do discurso religioso para legitimar suas ações, existia um conjunto de idéias que justificava seus atos e que na verdade era para auto-satisfação.

Essa legitimação fazia com que os camponeses e pequenos agricultores não conseguissem manter suas atividade e foram se endividando pois não conseguia pagar suas dividas, chegavam a se oferecerem a escravidão para poder pagar suas dividas, e quando buscavam justiça nos tribunais que teoricamente deveriam defende-los das injustiças sociais, se depara com a decisão a favor dos que podia pagar e então todas as decisões eram a favor dos ricos, existia um favorecimento para gozarem dos prazeres e isso em Marx é chamado de racionalização.

De alguma os princípios ideológicos que justificavam o sistema opressor seguia passos que não Provocaria na comunidade mudanças sociais, o conceito ideológico legitima a dominação e controle da massa que uma Vez explorada e oprimida segue o caminho traçado pelo dominante que é a própria RELIGIÃO.

A critica do Profeta aponta para uma interpretação das ações permitidas por javé, na visão do mesmo Deus esta preocupado com o bem comum, e que todo tipo de adoração ou sacrifícios a javé teria que esta condizente com as praticas sociais de cuidar do outro.

O templo se torna o maior das criticas do profeta, vai guigal e a betel, reforça uma postula semelhante à de Karl Marx que ver na religião uma situação de alienação, considerando como “Ópio do Povo”.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Dias da Silva, Cássio Murilo – METODOLOGIA DE EXEGESE BÍBLICA – Edições, Paulinas, 2000
A BÍBLIA DE JERUSALÉM, EDIÇÕES PAULINAS, São Paulo, 1981

Alunos: André Luis, Jaime e Raimundo.