sábado, 25 de novembro de 2017

ORGULHO DE SER NORDESTINO

O NORDESTINO, ANTES TUDO, UM FORTE

Tenho orgulho de ser nordestino, terra de onde se tira o humor na diversidade, nordestino leva tudo na brincadeira, faz piada da seca, da chuva, da plantação, dos açudes, dos barreiros, das grotas, dos riachinhos e dos roçados de feijão. Terra do Coronel Ludugero e da Filomena, quem não lembra! No trejeito arredondado da cuia da cabaça de onde bebia a água fria. Não tem um norte-rio-grandense, cearense, paraibano, sergipano, piauiense, baiano, alagoana, pernambucano e maranhense que não se orgulhe dessa bela região.

O Brasil não conseguiria crescer sem o nordeste, pois foram os braços dos nordestinos que as maiores capitais de nosso pais foram construídas. É a maior região geográfica do Brasil, terra de lindas praias banhadas por águas tropicais onde o sol brilha o ano inteiro. Fortaleza, a princesinha do nordeste, Natal, Terra do Sol; João Pessoa, Terra do Sol Nascente; Recife,Terra dos coqueiros e dos canaviais; Aracaju, Terra do cajueiro; Teresina, acidade verde; Salvador, a cidade de todos os Santos; Maceió, a cidade alegre; São Luiz, essa é poéticas em todos os sentido, "São Luís do Maranhão"
"Jamaica Brasileira"
"Ilhado Amor"
"Atenas Brasileira"
"Cidade dos Azulejos"
"Capital Brasileira do Reggae"

Se o nordeste é tão rico, não precisa de ninguém para ser subsistente, mas como não é jactancioso, divide sua cultura, sua riqueza, sua cordialidade, sua simplicidade que de graça distribui, mesmo o roceiro mais longínquo ao boiadeiro chamado de vaqueiro que com seu gibão, enfrenta a caatinga sem medo dos espinhos da jurema, nem mesmo os mais aguçados e pontiagudos do mandacaru. Nordestino não tem medo, como disse o poeta Euclides da Cunha:
“Um verdadeiro bordão
O nordestino é um forte
Ama a sua tradição
Cabra que não foge à morte
Mas chega sempre à velhice
O NORDESTINO É UM FORTE”
Ninguém duvide disso o poeta tinha razão, nordestino é um forte, mesmo em  sua morte se mostra um forte. Continua falando o poeta: “Nordestino é cabra macho.
Homem de bom coração
É simpático, humorado
Não o chame de bobão
Pra não faltar sua sorte
Isso seria sandice
O NORDESTINO É UM FORTE
EUCLIDES DA CUNHA DISSE.”

Sou nordestino e concordo com o poeta, amo minha terra, ninguém ouse  denegrir o nome de meu nordeste, pois como falou o poeta “isso seria sandice”. "O nordestino é, antes de tudo, um forte". (EUCLIDES DA CUNHA DISSE).

Um grande abraço a todos os nordestinos espalhados por todo esse Brasil. Viva meu Ceará, viva meu nordeste!


Manoel Messias

Nenhum comentário:

Postar um comentário