segunda-feira, 8 de maio de 2017

MOLHO DE CHIMICHURRI CASEIRO



Molho Chimichurri Caseiro

Quero apresentar a vocês, uma deliciosa versão de um molho tradicional muito utilizado tanto nos países como Argentina e Uruguai e que gosto muito e venho experimentando a algum tempinho: é o Molho Chimichurri Caseiro, que é mais conhecido para temperar sobretudo carnes principalmente o churrasco que fica uma delícia.
O chimichurri é um molho que pode ter diversas variações mas sua base quase sempre é salsinha, alho, orégano, pimenta calabresa, vinagre e azeite de oliva. Embora seja para preparar churrasco, mas é ótimo  para marinar peixes, aves e até mesmo o bom sanduíche.

Quando se usa para temperar a carne antes de assar, recomenda-se marinar, mas não deixar a carne mais do que duas horas, pois o seu tempero é tão marcante que pode acabar por sobrepor ao sabor da carne.
Quanto à origem do nome existem várias versões em que considero esta a mais aceitável em que diz que chimichurri é uma palavra de origem basca tximitxurri, que significa mistura.
Porque vos apresento este molho? Porque ele é uma mistura de vários temperos que eu adoro, resultando em uma combinação deliciosa, marcante e levemente picante! 
Já usei o molho chimichurri caseiro em carnes, massas, saladas, peixes e até em sanduíches e sempre ficou delicioso! Que tal você também experimentar!!!
Então vamos a receita, você precisará desses ingredientes:
  • 3 xícaras de ervas verdes frescas - recomendamos que você use salsinha, orégano e coentro, mas substitua uma delas conforme o seu paladar
  • 6 dentes de alho
  • 3/4 de uma xícara de azeite de oliva extra-virgem
  • 1/4 de xícara de vinagre de vinho tinto (você pode substituir o vinagre pelo suco de limão)
  • 1/4 de colher de chá de pimenta caiena ou pimenta calabresa
  • 1/4 de colher de chá de pimenta do reino moída
Lave bem as ervas frescas e separe apenas as folhas que deverão ser picadas, assim como os dentes de alho. Depois, em um recipiente, de preferência com tampa e pronto para ser armazenado, misture as ervas, o alho, e as pimentas. 
Com todos os ingredientes secos misturados, adicione o vinagre de vinho tinto e o azeite de oliva extra-virgem e mexa com uma colher. Tampe e deixe descansar fora da geladeira por pelo menos uma hora, mas sugerimos até 48h de descanso para que os sabores das ervas, do alho e das pimentas sejam bem absorvidas pelo azeite. 
Em geral, o ideal é consumir em até uma semana, mas é possível que esse molho fique bem conservado por até 15 dias na geladeira. 

Manoel Messias

Nenhum comentário:

Postar um comentário