segunda-feira, 10 de julho de 2017

EXPOTCHÊ


O QUE TEM EM BRASÍLIA NO MÊS DE JULHO

Aproveitando o frio que castiga Brasília, não reclamando, pois é sempre bem vindo esse período de gelo na capital da Republica. Então, como ia dizendo, aproveitando esse friozinho, tirei um tempinho para escrever, pois já algum tempo não faço isso.
Gostaria de escrever sobre o que acontece nesse período em Brasilia. Acontece muitas coisas interessante como a Expotchê que acontece sempre neste mês de julho. É muito bacana é uma exposição de tudo que tem no  Rio Grande Sul. Além de todas as iguarias deliciosas, tem o tradicional churrasco gaúcho onde o predominante é a costela de chão, considero umas das maravilhas da culinária deste estado tão peculiar.
A EXPOTCHÊ é realizada desde 1992 pela Rome Eventos. Atualmente, são cerca de 300 expositores (em sua maioria do Rio Grande do Sul), distribuídos numa área de 27 mil metros quadrados. São estandes destinados a roupas, calçados, couro, malhas, lãs, queijos, salames, vinhos, sucos, chocolates, artesanato, churrasco, chimarrão, muitos deles produzidos por pequenos produtores e integrantes de programas de agricultura familiar. Além disso, o evento oferece uma intensa programação de shows, com apresentações diárias no Palco Principal e grupos musicais e de dança folclórica no Palco Regional.
Maior feira gaúcha fora do Rio Grande do Sul, a EXPOTCHÊ é a única que acontece ininterruptamente em Brasília há 24 anos. Em seus dez dias de realização, o evento gera mais de 3000 empregos diretos e contrata cerca de 40 empresas locais para prestação de serviços.

Um resumo de tudo que é oferecido nestes dias:

Praça do VinhoEspaço

  onde vinícolas do Rio Grande do Sul  têm a oportunidade de mostrar sua produção, com vários rótulos de  vinhos, espumantes, champagnes e sucos para degustação e venda. Para quem gosta e o tempo é bastante propicio devido ao frio que neste ano está mais rigoroso.

Praça do Pão

Área ocupada por colonos vindos do Rio Grande do Sul, onde  pães e cucas são assados na hora, exalando um cheirinho irresistível para os visitantes. Olha, não tenha quem resista o pão cuca, com recheio de goiabada que é uma delícia.

Praça do Chimarrão

Espaço destinado às ervamateiras, onde a mais tradicional bebida do Rio Grande do Sul é exibida, em ornamentadas cuias de chimarrão. Explicações sobre o  beneficiamento da erva-mate e as diversas formas de preparação, que vão do tradicional mate ao tererê, permitem ao público visitante conhecer um pouco mais dos benefícios de consumo do produto. É um espaço para degustação e também para a compra dos melhores mates do Rio Grande do Sul. Pronto é só levar a sua cuia ou compre uma lá mesmo e se aqueça na maravilha que é essas ervas vindas direto do produtor.

Praça do Chocolate

Aqui também é um dos mais frequentados, e quem resiste a isso!! Espaço ocupado por fabricas de chocolate de Gramado, conhecido pela boa qualidades dos chocolates ali produzidos. Neste espaço  ele  é oferecido em vários formatos e consistência, com requinte de apresentação. Em barras, em formatos de bichinhos, ao leite, amargo, meio amargo, branco, preto, em creme e não poderia faltar o famoso fondue com morangos e uvas. Escolha como deseja e aproveite. É de lamber os beiços!

Praça Literária

Espaço em que editoras e livrarias mostram ao público a produção literária de autores gaúchos. Além da comercialização de livros, acontecem sessões de autógrafo. Como vê, tem espaço para todos, quem não pode ficar sem o livro, aproveite o espaço, escolha o livro, daí é só viajar nas nuvens da literatura. Gostou, comprou, depois de autografado é levar.

Praça da Agricultura Familiar

Em um grande estande,  representantes de  vários municípios oferecem ao público o que há de melhor em produtos produzidos de forma artesanal: Salames, copa, defumados, morcilha, linguiça,  Cachaça, grappa, licores, caipirinhas, conservas salgadas, conservas doces, schmier (doce em pasta cremoso), compotas, doce em calda, doce em tabletes, goiabada, figada, nozes cristalizadas e frutas desidratadas, Açúcar mascavo, rapadura, melado, amendoim e caldo de cana, Suco integral, sucos naturais, suco de laranja, suco de uva e artesanatos diversos em porongos decorados, em lã crua, blusões, pelegos, pala, luvas e artesanatos em madeira.

Galpão Gaúcho

Espaço ocupado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho do Planalto Central – MTGPC, que congrega os Centros de Tradições Gaúchas – CTGs da região e atua na preservação e difusão da cultura tradicionalista gaúcha. Neste espaço, a tradição estará representada através do Bolicho Campeiro, do Reduto do Chimarrão e no tradicional brechó de peças indumentárias gaúchas, como alpargatas, lenços, bombachas, vestidos e outros. Leve um dinheirinho a mais, pois os preços não são tão camadas.

Praças de Convivência

Depois do passeio, degustações e compras, o evento disponibiliza um lugar para descansar um pouco as pernas. Praças ambientadas para os visitantes, com projetos de jardinagem e decoração, sempre fazendo referência ao tema de cada edição do evento.

Nossa capital, fica linda nesse período, então é só aproveitar, são dez dias de exposição, dá pra escolher os dias e não deixar de ver nenhum espaço. Tem estacionamento gratuito e amplo em toda a área em redor do pavilhão de exposição. 
Até o próximo posts, que na medida do tempo, vou está mais presente.

Manoel Messias

Nenhum comentário:

Postar um comentário